sábado, 10 de maio de 2008

Na ditadura, quem tem coragem e dignidade mente

A despeito de Dilma Roussef ser apontada como possível candidata à sucessão presidencial na legenda do Partido dos Trabalhadores, não podemos deixar de comentar aqui no Blog do CAHIS a brilhante resposta oferecida pela ministra ao senador José Agripino Maia (DEM/RN) na ocasião da reunião da Comissão de Infra-Estrutura do Senado, quarta-feira, dia 7.

Durante seu depoimento à comissão, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef afirmou que se orgulha de ter mentido durante a ditadura militar no Brasil. A afirmação foi feita após declarações de José Agripino, que leu uma entrevista na qual a ministra afirmava ter mentido aos interrogadores durante o período em que esteve presa na ditadura militar, época que José Agripino Maia chama de "regime de excessão", cujas práticas do governo militar repudia e compara às do atual governo.

Sem entrar no mérito da questão política que esquenta as relações entre governo e oposição (o tal "dossiê" dos gastos de FHC & Cia. que, segundo membros da oposição, seria utilizado para chantageá-los), as considerações feitas pela ministra são esclarecedoras no que toca a nossa história política recente.

A ministra (que, durante a ditadura, participou da luta armada atuando em organizações de esquerda) relembra uma história de luta pela democracia no país e descortina a face de quem esteve do outro lado nos momentos mais difíceis da República.

José Agripino Maia, do partido que hoje é intitulado "Democratas" (ex-PFL, ex-PDS e ex-Arena), perdeu a oportunidade de fazer intervenções mais produtivas, jogando toda sua tentativa de desmoralizar a ministra por água abaixo. O senador já não anda com um moral muito alto para falar de nossa história democrática. Recentemente, a vida política de vossa excelência foi escancarada pela revista Caros Amigos.

Assim como a ministra se orgulha de mentir sob tortura, José Agripino também alega se orgulhar de ter rompido com o PDS e ter se filiado ao PFL para apoiar Tancredo em 84. Respeitemos o orgulho de cada um. Quem interessar pode assistir ao vídeo do Senado Federal em qualquer dos links abaixo:

Terra TV - TV Senado
You Tube - TV Senado
You Tube - Programa do Jô

Nenhum comentário: