terça-feira, 27 de maio de 2008

31 dicas do "democrata"

A cartilha é seguida à risca em OP

Baseado no sagrado princípio de que eleição é a arte do cálculo político, o prefeito do Rio de Janeiro criou uma maravilhosa cartilha: “31 dicas para campanha eleitoral”.

César Maia (DEM) é autor do primoroso documento que foi distribuído no pré-lançamento da candidatura (ou seria lançamento da pré-candidatura?) da deputada Solange Amaral (DEM). As dicas fizeram tanto sucesso que foram publicadas no site do Ex-PFL (hoje denominado Democratas) e no Ex-blog do prefeito carioca.

Trata-se de um manual de ataque e defesa onde, explicitamente, a honestidade perde lugar para a confiança. Pelo jeito, o “burgomestre” deixou um forte legado no meio estudantil de Ouro Preto.

Transcrevo abaixo as dicas de César Maia. Ele tem razão em algumas delas, principalmente na quarta - uma regra básica do eleitorado: a gente escolhe primeiro em quem não votar.

31 DICAS PARA CAMPANHA ELEITORAL

1. O fracasso é certo quando se tenta agradar a todo mundo. Escolha o seu lado, o seu discurso.

2. O seu adversário de votos é quem pensa como você ou se dirige ao mesmo perfil de eleitor.

3. O seu antagônico é atacado só para lhe dar nitidez.

4. Primeiro o eleitor decide em quem não se deve votar. Ajude.

5. Eleição é como lavoura. Os meios de comunicação irrigam. Mas só o contato direto semeia.

6. Candidato que se explica, perde.

7. Tenha sempre a iniciativa. Jogue com as “brancas”.

8. Discuta só o tema que você propôs. O tema proposto pelo adversário deve ser simples ponte para você chegar ao seu.

9. Defina o “inimigo”. Depois dê nitidez a ele. Só você pode desmontá-lo.

10. Candidato tem que se comprometer.

11. Em debates, perguntar é sempre mais arriscado que responder. Na resposta você fala por último. A pergunta tem que imobilizar o adversário e impedi-lo de mudar de tema.

12. O tema honestidade é visto pelo eleitor de outra forma. O tema certo é CONFIANÇA.

13. Primeiro se re-conquista o seu eleitor. Depois o indeciso.

14. A comunicação de campanha tem que mostrar que os valores do candidato são os mesmos do eleitor. Valores e crenças básicas são a base da campanha.

15. O desafio das campanhas é fazer com que se sonhe.

16. A linguagem do marketing político é a do marketing de valores, e não do marketing comercial.

17. Candidato tem que ter CRENÇA.

18. O eleitor vota racionalmente, embora com pouca informação. Ou seja: relaciona causa e efeito.

19. O centro é o alvo, não é o ponto de partida. Ou seja, se parte desde posições nítidas para se atingir espaços políticos de centro.

20. O voto mistura crenças e conjuntura. Esquecer quaisquer das duas é perder a eleição.

21. Cuidado com os fotógrafos em campanha.

22. Não necessariamente divulgue a agenda. Só a que interessa.

23. As pesquisas mexem com o animus de campanha. E com o financiamento.

24. Não ataque diretamente. Use “ouvi falar”, “dizem”, “soube” ou na TV, locutor ou testemunhas.

25. Os ataques devem ser desconcertantes, surpreendentes. As agressões – gritos e palavras chulas - ofendem o eleitor.

26. Ataque mantendo a serenidade, a tranqüilidade.

27. Quase sempre ganha o candidato mais determinado.

28. Currículo não ganha eleição. O que ganha eleição é capacidade de desenvolver a campanha. É a campanha.

29. O eleitor decide em termos de Fla x Flu. Polarize a eleição. Deixe claro contra quem você é candidato.

30. O eleitor vota pragmaticamente. Ele já sabe como usar as pesquisas. O voto útil é fundamental e já ocorre no primeiro turno.

31. Não ataque todas as candidaturas no primeiro turno. Você precisará de uma delas – pelo menos - no segundo turno.

Nenhum comentário: