terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cepe aprova cotas sociais

UFOP RESERVA 30% DAS VAGAS PARA ESTUDANTES EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Apesar de ser um tema caro aos estudantes, poucos se mobilizaram em torno da discussão sobre cotas raciais e sociais na Universidade. Somente na véspera da votação poucos grupos secundaristas ouropretanos se organizaram para reivindicar a adoção de cotas raciais e sociais através da imprensa local e manifestações.

Na quarta-feira, 13, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFOP se reuniu para deliberar sobre o assunto e votar uma resolução sobre o funcionamento das cotas. O modelo aprovado foi o de "cotas sociais", que garante uma reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas.

Já no próximo vestibular, que selecionará alunos para ingressarem na UFOP em agosto, ficam garantidas 30% das vagas disponíveis em cada curso para candidatos aprovados que tenham estudado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas (ver nota no site da UFOP).

Nos dias subsequentes à votação, vários sites especializados em vestibular e voltados ao público universitário já divulgavam a notícia: Uol Vestibular; Universia Brasil; Sejabixo; Brasil Escola.

Mais informações, incluindo a resolução do Cepe, podem ser obtidas no site da Prograd.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Veja: o que ela tem de podre

JORNALISTA LUIS NASSIF DESCASCA REVISTA EM 10 CAPÍTULOS

"O maior fenômeno de anti-jornalismo dos últimos anos foi o que ocorreu com a revista Veja. Gradativamente, o maior semanário brasileiro foi se transformando em um pasquim sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificadores contra quem atravessasse seu caminho, envolvendo-se em guerras comerciais e aceitando que suas páginas e sites abrigassem matérias e colunas do mais puro esgoto jornalístico."

É dessa forma que Luis Nassif inicia uma série de capítulos publicados em seu blog. O jornalista elenca e narra vários episódios desastrosos para a principal revista semanal brasileira, situações que justificam e exemplificam a visão exposta no parágrafo acima.

Quem interessar pode acessar o texto completo clicando aqui.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Serviço médico à comundiade acadêmica

MÉDICO DISPONIBILIZA SERVIÇO PARA PÚBLICO UNIVERSITÁRIO EM MARIANA

Para aqueles que estão acostumados às queixas de que Mariana não oferece bons serviços à comunidade iceagaesseana, especialmente no que se refere à saúde, segue aqui uma boa dica. O médico Holmes Antonio Vieira Martins acaba de disponibilizar à comunidade acadêmica um serviço de psicanálise e psiquiatria. Os interessados devem agendar uma entrevista de segunda à sexta-feira, das 14h30 às 17h30, com a secretária Viviane, no telefone 31-3558-5564. O consultório do Dr. Holmes fica na rua das Mercês, 25, no Centro Histórico de Mariana.

Repúblicas de Mariana oferecem vagas

A UFOP divulgou no último dia 8 o resultado do 1º. Vestibular 2008. A matrícula dos novos alunos acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro e as aulas começam em 17 de março. Mas, com resultado em mãos, os futuros calouros já estão em busca de abrigo, seja em Ouro Preto ou Mariana. Para facilitar essa procura, o CAHIS divulga abaixo um quadro das repúblicas que oferecem vagas no próximo período.



A lista acima é composta somente de repúblicas particulares, localizadas em Mariana. Os interessados podem entrar em contato diretamente com os moradores das repúblicas ou com o Centro Acadêmico de História através do e-mail cahisufop@yahoo.com.br. O CAHIS estará presente no ato da matrícula dos calouros, dia 19, em Ouro Preto, para orientar e auxiliar os ingressantes que ainda não tenham garantido um abrigo em Mariana.

Para mais detalhes sobre as repúblicas, basta clicar aqui. Quem optar por morar sozinho ou preferir constituir uma nova república com outros calouros também pode entrar em contato com o CAHIS para fazer um cadastro e obter informações e dicas.

Nas repúblicas particulares, os gastos variam muito de uma casa para outra, dependendo do valor do aluguel do imóvel, do número de moradores e das comodidades que a república possa oferecer (telefone, internet, banda larga, assinaturas de revistas, etc). Quem precisa gastar menos pode entrar em contato com os moradores das repúblicas federais de Mariana.

REPÚBLICAS FEDERAIS

Em Mariana, existem 6 repúblicas federais (ou seja, moradias estudantis pertencentes à UFOP), que estão localizadas dentro do campus do ICHS, na rua Dom Pedro II. Devido à grande demanda, é difícil prever o número de vagas que serão disponibilizadas nessas casas. Estima-se que cada casa possa liberar algo em torno de 2 vagas neste próximo período.

A vantagem de morar em uma moradia federal em Mariana é a economia, visto que os moradores não pagam aluguel e instituiram um rateio mensal de em média R$50,00 (dependendo da república) por morador, o que dá conta das despesas com limpeza e manutenção da casa. Nas repúblicas federais de Mariana não são praticados trotes. Contudo, dividir o mesmo teto com no mínimo 10 moradores pode não ser um bom negócio para quem faz questão de privacidade, mas com certeza a diversão e o intercâmbio de idéias e de culturas são muito saudáveis.

Os interessados podem entrar em contato com as repúblicas federais Sé (3557-3519), Pocilga (3557-3043), Rocinha (3557-2143), Zona (3558-2757) e Buceta (3558-1790).

BOAS VINDAS

Para concluir, o CAHIS deseja boas vindas aos ingressantes e se coloca à disposição para mais esclarecimentos e auxílio. A sede do CAHIS fica no campus do ICHS, na sala I.13.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Colóquio Filósofos e Historiadores: o pensamento moderno em questão & Seminário Interno do NEHM

Nos dias 09 e 10 de abril de 2008 acontecerá o Colóquio Filosófos e Historiadores: o pensamento moderno em questão & Seminário Interno do NEHM. No período da manhã e noite teremos palestras e à tarde comunicações sobre história da historiografia e teoria da história.
Para programação teremos:

09/04/2008 (quarta-feira)
09:00 às 11:00 - Mesa 01 - O pensamento moderno em questão: as várias facetas de um projeto ambíguo
Romero Alves Freitas (UFOP/DEFIL) e Valdei Lopes de Araujo (UFOP/ICHS)
13:00 às 18:00 - Comunicações
19:00 às 21:00 - Mesa 02 - Os limites da ciência
Helena Miranda Mollo (UFOP/ICHS) e Olimpío Pimenta (UFOP/DEFIL)
10/04/2008 (quinta-feira)
09:00 ás 11:00 - Mesa 03 - Nação e cidadania em tempos modernos
José Luiz Furtado (UFOP/DEFIL) e Marco Antonio Silveira (UFOP/ICHS)
13:00 às 18:00 - Comunicações
19:00 às 21:00 - Mesa 04 - O desencantamento do mundo
Sérgio Ricardo da Mata (UFOP/ICHS) e Imaculada Kangussu (UFOP/DEFIL).

Os resumos devem ser enviados até dia 21/03/08 para o email nehm@ichs.ufop.br . As normas são: ter um máximo de 100/150 palavras, conter título, autor, instituição e orientador, pertencer a área de teoria da história ou história da historiografia.

Mais informações no site www.ichs.ufop.br/nehm .