Acompanhe aqui as dicas do Blog do CAHIS a respeito dos últimos lançamentos no mercado editorial.
1968 - O jornalista Zuenir Ventura revisa best-seller publicado três anos após o fim do regime militar no Brasil
CIDADES HISTÓRIAS: INVENTÁRIO NACIONAL DE BENS IMÓVEIS E SÍTIOS URBANOS TOMBADOS - Senado Federal lança coleção que divulga trabalho de preservação do patrimônio cultural
LEITURAS CRÍTICAS SOBRE BORIS FAUSTO - Angela de Castro Gomes organiza um guia sobre a obra de Boris Fausto contendo artigos e uma entrevista com o historiador.
O Blog do CAHIS é administrado pela Comissão de Comunicação, Imprensa e Divulgação do Centro Acadêmico de História (CCID). Todos os estudantes do curso de História da UFOP e interessados podem participar da elaboração deste espaço. Essa participação pode ser feita através do envio de sugestões, críticas, postagens e comentários.
• Postagens – podem ser feitas por qualquer um dos colaboradores do Blog do CAHIS. Por tanto, é necessário possuir um cadastro no Google e ter permissão do CAHIS. Todos os alunos e ex-alunos de História, indistintamente, poderão ser colcaboradores do Blog do CAHIS. Saiba como se tornar um colaborador do Blog nas "Perguntas e Respostas" deste manual. As postagens devem obedecer a alguns critérios e devem ser acompanhadas de marcadores (palavras-chaves) que irão identificá-las no "índice temático". Serão mantidas postagens em forma de: artigos; ensaios; informes; resenhas; sinopses; indicação de sites, filmes, livros, esposições, etc; imagens; e vídeos. As postagens poderão sofrer intervenção da CCID em seu aspecto formal (cores, tamanhos de fontes, etc), no sentido de adequá-las ao layout do blog, mas o conteúdo será preservado. Respostas, críticas e complementações de postagens anteriormente publicadas devem ser feitas através de "comentários" e não de novas postagens. Não serão admitidas agressões verbais ou mensagens ofensivas a nenhuma pessoa particular ou pública. Serão imediatamente excluídas as postagens que não estiverem de acordo com esse "manual".
• Comentários – podem ser feitos por qualquer indivíduo cadastrado no Google e são moderados pela CCID. Os comentários devem dizer respeito às postagens comentadas e não devem conter agressões verbais ou mensagens ofensivas a nenhuma pessoa particular ou pública. Não serão aceitos comentários anônimos.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Como me cadastrar como colaborador do Blog? Para ser um colaborador permanente, você precisa estar cadastrado no Google e obter a permissão para postar no Blog do CAHIS. A permissão é concedida pela Comissão de Comunicação aos interessados por meio de e-mail convite. Se você ainda não recebeu o convite, envie um e-mail, comunicando seu interesse em colaborar com o Blog. Assim que recebermos sua mensagem, enviaremos o convite. Nele, constarão as instruções e o link para que você possa se tornar um colaborador permanente. Todos os alunos e ex-alunos de História da UFOP, indistintamente, poderão ser colcaboradores do Blog do CAHIS.
2. Como postar? Após fazer o login, informando o seu e-mail e senha, clique em nova postagem, no canto superior direito da tela. Procure seguir a formatação padronizada da página, informando os marcadores (palavras-chaves) ao final do texto. Após a publicação, suas postagens podem ser alteradas somente por você. A CCID poderá realizar intervenções na forma, no sentido de ajustar a postagem ao layout da página, mas não no conteúdo.
3. Como o blog é organizado? O Blog do CAHIS é dividido em três partes: 1) na coluna da esquerda estão as postagens e seus respectivos comentários; 2) na coluna da direita estão os links, enquetes, espaços reservados à divulgação de eventos políticos e acadêmicos, além de informações referentes ao Centro Acadêmico de História e ao blog; 3) na parte inferior, estão alguns links para notícias do Brasil e do Mundo, selecionadas dos diversos meios de comunicação disponíveis na web.
Considerações finais O Blog é um espaço aberto e o CAHIS cuidará para que seja utilizado de forma responsável. É mais um espaço destinado a dar voz aos estudantes de História e a todos os interessados em contribuir para as lutas estudantis em prol de uma sociedade mais justa.